SÃO TOMÉ: I SEMANA CULTURAL SOCIOEDUCATIVA DE GAMELEIRA / PROGRAMAÇÃO COMPLETA

 O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) do RN, e a Prefeitura Municipal de São Tomé, RN, estarão promovendo de 06 a 12 de junho de 2016, uma SEMANA CULTURAL NO QUILOMBO DE GAMELEIRA, promovendo e ampliando as ações inclusivas e o debate acerca do racismo em nosso país.

SEBRAE, INCRA, RN SUSTENTÁVEL, IDEMA, IFRN, UNP, INTER TV CABUGI, UFRN E PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO TOME.


CONFIRA PROGRAMAÇÃO COMPLETA:


PRIMEIRO DIA – 06 de junho de 2016 : 14h00 -

Mesa redonda Tapera de Taipa – Neabici ( Núcleo de Estudos Afro brasileiros indígenas Ciganos) ; Prefeitura de São Tomé ( Prefeito ) ; SEBRAE , RN SUSTENTÁVEL ; Associação Quilombola de Gameleira ; Conaq ( Coordenador Nacional das Comunidades Quilombolas ) e Conselho Nacional de Cultura dos Povos Afro brasileiros ( Jocimar Fernandes ) ..
Pauta – abertura Oficial do evento 
Ação – Plantar uma muda de Gameleira no Quilombo
Objetivo – revitalizar a identidade étnica, dialogar com as políticas públicas quilombolas.
Apresentação Cultural: Boi de reis de Santa Cruz

SEGUNDO DIA – 07 de junho de 2016 : 14h00

Mesa Redonda Étnicos: palestra com o Cacique Luiz do Catú , presença do senhor Tatu de Gameleira de baixo ( remanescentes tapuias) ; IDEMA ( reservas florestais ) ; Fundação José Augusto.
Pauta – debate sobre os territórios étnicos potiguares e o empoderamento da história potiguar. Encontro dos povos tradicionais do Rio Grande do Norte.
Ação: exposição do artesanato indígena – Revitalizar no quilombo os fazeres culturais
Objetivo: Levar aos quilombolas de Gameleira a autonomia cultural e a consciência das reservas florestais do território de São Tomé. Dialogar com outras comunidades a identidade dos povos potiguares.
Apresentação Cultural: dança do Tore

TERCEIRO DIA – 08 de junho de 2016 : 14h00

Mesa redonda terra e saberes: “as oportunidades estão ai, vamos aproveitá-las : SEBRAE –; INCRA ; CONAQ .
Pauta – a sustentabilidade cultural e social dentro das Comunidades Quilombolas; apresentação de projetos de sustentabilidade econômicos para o desenvolvimento das zonas rurais. Economia solidária.
Ação: palestra com Pedro Giliard sobre a experiência exitosa da economia sustentável em um território de seca permanente. Plantação de hortaliças levando a sustentabilidade do grupo.
Objetivo: desenvolver na comunidade a economia participativa e encontrar caminhos de subsistência dos agentes sociais de Gameleira.

Apresentação Cultural: Capoeira de São Tomé.

QUARTO DIA: 09 de junho de 2016

Mesa redonda: Ação municipal de Cidadania e Direitos Humanos: Prefeitura Municipal de São Tomé – Secretarias de Assistência Social ; Agricultura ; Cultura ; Obras ; Saúde ; Rede Feminina ; Educação
Pauta : Diálogos com a gestão Municipal de São Tomé para o empoderamento e as demandas dentro da comunidade quilombola de São Tomé. Empoderamento das mulheres quilombolas e as políticas afirmativas em prol dos anciões (mais velhos) dentro da comunidade. Debater a educação, a cultura e a saúde em uma perspectiva da população negra em Gameleira.
Ação: serviços de odontologicas, serviços de saúde; oficinas lúdicas, exames com a rede feminina.
Apresentação Cultural: música no quilombo/ capoeira Cordão de ouro

QUINTO DIA – 10 de junho de 2016 : 14h00

Abertura : 08h00
Café da manhã – acolhida
Mesa redonda Mulher viver com dignidade: Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Norte; IFRN ; RN sustentável ; SESCOOP; UNP; Abaetê do Cordel ; Inter TV ; UNE RN ; ITEP. CONAB. RN SUSTENTÁVEL
Pauta: dia “D” na comunidade quilombola de Gameleira com a presença da defensoria pública; do IFRN; do RN sustentável e de demais parceiros imbuídos em uma grande ação social que promoverá a mulher e seus pares dentro da comunidade quilombola de Gameleira.
Ação: oficinas de teatro; exames de mama; atendimento jurídico, documentos civis; oficinas de artesanato; atendimento psicológico social e de nutrição; oficinas de turbante.
Apresentação Cultural: literatura de Cordel
Encerramento: 16h00
Objetivo: levar a comunidade ações básicas de saúde e cidadania ressaltando a presença de gestores públicos para a efetivação da inclusão pelas vias de ações em Direitos Humanos.

SEXTO DIA – 11 de junho de 2016 : 14h00

Mesa redonda identidade histórica e geográfica das comunidades étnicas: NEABICI ; FUNDAÇÃO JOSÉ AUGUSTO ; PINACOTECA ; MINC
Pauta: Diálogos sobre territórios e identidades étnicas dentro do Estado do Rio Grande do Norte em um recorte étnico dentro de São Tomé. Ressaltar a importância de uma tradição que identifique a população étnica de São Tomé e que empodere o quilombo de Gameleira. Utilização da memória coletiva dentro de reinvindicações políticas sociais. A Cultura de nosso território e a autonomia das Comunidades em prol de suas identidades e de suas demandas sociais políticas. Lançamento do PROJETO TAPERA DE TAIPA nas comunidades Tradicionais do Rio Grande do Norte.
Ação: oficinas de projetos sociais e culturais: Ponto de Cultura
Apresentação cultural: Teatro potigiense de São Paulo do Potengi

SETIMO DIA – 12 de junho de 2016 : 08h00

Apresentações culturais da população negra do Rio Grande do Norte: dança do Espontão e danças culturais da região.
Encerramento : NEABICI ; CONAQ ; ASSOCIAÇÃO DOS MORADORES DO QUILOMBO DE GAMELEIRA ; PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO TOMÉ. RN sustentável.


NEABICI
PROJETO TAPERA DE TAIPA
Carla Lemos – Historiadora
Lúcia do Nascimento – pedagoga
Ilma Cavalcanti – nutricionista

Nenhum comentário:

Postar um comentário