EXPRESSÕES POTIGUARES QUE JÁ MORRERAM OU VÃO MORRER EM BREVE

  Comecei a observar que algumas gírias faladas no Rio Grande do Norte – e em outros estados – andam morrendo, algumas delas morreram já há algum tempo, mas nem por isso vamos deixar de reconhecer suas famas meteóricas. Eu não esperava encontrar tanta coisa que eu não lembrava, coisas que eram faladas dos anos 90 pra trás. Eu fico imaginando nossos netos entrando em contato com esse linguajar “dazantiga” aqui, vai ser difícil até de processar o significado. Preparado pra uma viagem ao passado? Vem comigo…

PINÓIA

É (ou era) tipo “uma porra” só que mais educada.

VOGAR

Valer, de “estar valendo”. 

AVIA

É tipo um “agilize isso”! Avia que eu tenho coisa pra fazer!

ACUNHAR

Significa ir rápido. Diziam até assim: “acunha, acunha, acunha que eu tô com pressa!”

ACOCHAR

Hoje em dia é o “arroxar” ou o “sarrar”, que é ficar nos amassos advanced com alguém.

ABIGOBÉU

Uma passagem rápida pela terra e se foi de vez. Significa doido. Eu acho que tem gente que nem conheceu alguém dizendo assim: “Sai daí, abigobéu!”

ARRETADO

Se não morreu ainda tá morrendo. É o mesmo que “irado”, “legal”.

BIZONHO

Mesmo que bizarro, feio, tosco. “Vixe esse rapaz é um bizonho!”!

BUFENTO

Se não morreu tá quase. É um troço que perdeu a cor original.

CACARECO

Também tá na UTI se não já morreu. Significa coisa velha guardada. “Eu vou é jogar fora esses cacareco!”.

CAIXA BOZÓ

Acho que já morreu. Significa muito longe. Conhecido também como “caixa prego”.

CATOCO

Morreu! Éra inchaço de pancada.

DIRMITIR O PÉ

O mesmo que torcer o pé. Eu ouvi demais isso: “ontem eu tava jogando bola e dirmiti o pé”.

DOIDINHO(A)

Essa é velha, mas ainda sobrevive! É um menino ou uma menina. Tipo boysinho ou boysinha.

VOTS

Expressão fortemente usada, “vots” durou muito tempo, fez hora extra na terra, mas já está morrendo. Significa surpresa, espanto.

PÍULA

Essa já morreu várias vezes mas ressuscita dos mortos sempre que pode. É uma interjeição maluca de espanto. Usam tipo assim: “Eita píula!”?

GOIPADA

Significa cuspida das grandes. Usavam tipo: “tô gripado, pense numa goipada grande!”.

INTERTIDO

Entretido, concentrado. Essa tá meio lá meio cá porque tem gente que usa por não saber a pronúncia certa.

INHACA

Cheiro ruim, cheiro de abafado, “catinga”. Se não morreu ainda tá quase. Usavam assim: “esse carro tá com inhaca de suor”.

JABURU

Significa mulher feia e avantajada, a famosa “baranga”. Era usado assim “eu sei lá o que diabo esse jaburu quer comigo!”

MANGAR

Quase morrendo. Significa zoar, cassoar, tirar uma onda com a cara de alguém.

MÓI

Um bocado de alguma coisa ou de gente. Essa ja tá morrendo mas ainda é bem usada no interior. Usavam tipo assim: “Fui tomar banho agora e tinha um mói de cabelo seu no ralo”.

BILORA

Significa passar mal. Essa aqui sumiu de vez, mórreu! “A mulher teve uma bilora e foi hospitalizada”

RONCHA

Essa ja está morrendo mas ainda anda resistindo por aí. É uma hematoma superficial de pancada.

SINALEIRA

Pisca-alerta de carro. Não sei exatamente em que década essa expressão sumiu, mas morreu de vez.


FONTE: CURIOZZO.COM

BLOG: SERÁ QUE ALGUMAS PALAVRAS JÁ MORRERAM MESMO ???...EU ACHO QUE NÃO....


Nenhum comentário:

Postar um comentário