PREFEITURA PROMOVE O DIA INTERNACIONAL DA MULHER

   As histórias que remetem à criação do Dia Internacional da Mulher alimentam o imaginário de que a data teria surgido a partir de um incêndio em uma fábrica têxtil de Nova York em 1911, quando cerca de 130 operárias morreram carbonizadas. Sem dúvida, o incidente ocorrido em 25 de março daquele ano marcou a trajetória das lutas feministas ao longo do século 20, mas os eventos que levaram à criação da data são bem anteriores a este acontecimento. 



  O primeiro Dia Nacional da Mulher foi celebrado em maio de 1908 nos Estados Unidos, quando cerca de 1500 mulheres aderiram a uma manifestação em prol da igualdade econômica e política no país.
  "O 8 de março deve ser visto como momento de mobilização para a conquista de direitos e para discutir as discriminações e violências morais, físicas e sexuais ainda sofridas pelas mulheres, impedindo que retrocessos ameacem o que já foi alcançado em diversos países" explica a professora Maria Célia Orlato, mestre em Estudos Feministas.
  A prefeitura de São Tomé, também a cada ano mobiliza as mulheres para repensar suas conquistas e reinventar suas historias, sendo chamadas a serem protagonistas de vidas. O prefeito Municipal Gutemberg Pereira da Rocha, parabeniza todas as mulheres pela sua importância na conjuntura político social e as convida para juntas discutirem ações que possam garantir melhorias para as verdadeiras rainhas da vida “ AS MULHERES”, soberanas de encantamento, de sabedoria e acolhimento. O evento será no conviver, dia 10 de março, a partir das 8 horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário