SÃO TOMÉ: EX-PREFEITO FAZ DECLARAÇÕES NO FACE

     Ontem, 20/10, o ex-prefeito, Anteomar Pereira, fez declarações no face, mostrando-se preocupado sobre o seguro-safra, funcionários em atraso e falta de circulação de dinheiro no comércio local. Mas, no mesmo dia, ainda pela manhã, dentro do programa “Mesa Redonda”, o atual prefeito Gutemberg Pereira da Rocha comentou sobre o seguro-safra expondo que a prefeitura está rigorosamente em dia. Diante da declaração do atual gestor, criou-se uma certa dúvida - o que está realmente acontecendo em relação ao seguro-safra ?
      O blog procurou o secretário de Agricultura, Dr. Cid Santino, para que explicasse o que realmente está existindo. O secretário, de forma paciente e coerente, expôs claramente a situação: O município está em dia com suas obrigações (referindo-se ao seguro-safra), e que o prazo para o pagamento referente a última parcela vence em 30/10, tanto para o município como para o estado. Se o estado cumprir sua parte, a previsão de pagamento para os assegurados (os agricultores), é para o dia 17 de novembro. O blog também quis saber sobre o fato, comentado por um internauta, de que os agricultores de Barcelona estariam recebendo. O secretário foi taxativo ao responder: Sobre Barcelona está recebendo não sei informar, mas os agricultores de São Tomé não receberam agora porque já tinha recebido duas cotas na primeira parcela, todos se lembram disso. Agora, suspeito que, os agricultores de Barcelona, na primeira cota, tenham recebido só uma mesmo, por isso, acho eu, estejam recebendo a última cota agora.
   Sobre o atraso salarial, o prefeito Gutemberg Pereira da Rocha tem comentado, insistentemente, que os municípios passam por grandes dificuldades, pois, o FPM (Fundo de Participação dos Municípios), não tem acompanhado, em termos financeiros, a necessidade e o ritmo crescente de se prestar um bom serviço em âmbito municipal, nem, tampouco, tem acompanhado o ganho salarial conquistado por algumas categorias, como a dos professores – “o que é muito justo” - mas os recursos são insuficientes; a exemplo do próprio estado que também atrasou o pagamento dos funcionários “a crise é de todos”. 
      O blog ouviu uma funcionária pública municipal, que não quis se identificar, que retrucou o ex-prefeito, dizendo achar estranho ele se preocupar agora, pois em dezembro de 2012, quando ele era prefeito, não pagou o salário de nenhum funcionário, nem o décimo (de alguns), e, ainda, não deu explicações sobre o não pagamento, será se ele já esqueceu ? - retrucou novamente. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário