Falta de oxigênio e acúmulo de toxinas mataram os animais na lagoa que deu origem ao município de Lagoa Nova, RN. Problema vem aumentando desde 2009.
A falta de oxigênio e o acúmulo de toxinas, vindos, sobretudo de dejetos domésticos, mataram quase uma tonelada de peixes na
Lagoa origem, em Lagoa Nova, região serrana do Seridó potiguar RN. A lagoa fica no centro da cidade, em Lagoa Nova.
Quase uma tonelada de peixes mortos em uma semana, por causa da falta de oxigênio e das toxinas na água, que tornam a carne imprópria para o consumo humano. Esse é o resultado da poluição que, nos últimos anos, tomou conta da lagoa origem, em Lagoa Nova.
O problema existe desde 2009, quando foi construída uma lagoa de estabilização da cidade pra onde vai o despejo de esgoto doméstico para dentro da lagoa. Nos últimos dias, a situação se agravou porque proprietários criminalmente vêm quebrando os canos para servi de aguarem suas plantações, levando os sedimentos depositados até a superfície.
"Com isso, os peixes ficaram sem oxigênio, causando as mortes", explicou um dos entendidos no assunto.
Segundo uma fonte, a lagoa de estabilização leva a uma grande concentração de matéria orgânica nas águas, o que contribuiu para a proliferação dos aguapés, que tomaram conta do espelho d’água.
Fonte : lnenoticia
Nenhum comentário:
Postar um comentário