SÃO TOMÉ: ABERTURA DA SEMANA CULTURAL NA COMUNIDADE QUILOMBOLA

 Iniciou hoje (06), a I SEMANA CULTURAL, SÓCIO EDUCATIVA NA COMUNIDADE QUILOMBOLA. A abertura foi marcada pela Mesa redonda composta pelo representante do SEBRAE, João Hélio, representante do IFRN Canguaretama, Pró reitor Marcelo, a historiadora Karla Lemos, a Pedagoga Lucia e primeira dama, arquiteta e urbanista Marly Medeiros. 

 O evento que visa revitalizar a identidade étnica, dialogar com as políticas públicas quilombolas, divulgar e fortalecer as manifestações culturais através de um espaço de aprendizado, discussão e conhecimento, ocorrerá de 06 a 12 de junho, na comunidade de Gameleira. Serão oficinas, palestras, exposição, mine cursos, apresentações artísticas, Ação cidadania, são alguns dos destaques da programação deste ano.

 A ação principal que marcou essa abertura foi o plantio e o compromisso de cuidar de uma muda de Gameleira no Quilombo, para que essa identidade fosse fortalecida pela natureza espacial do MEIO AMBIENTE ONDE ESTÃO INSERIDOS.
SEGUE PROGRAMAÇÃO DE AMANHÃ:

 Mesa Redonda Étnicos: palestra com o Cacique Luiz do Catú , presença do senhor Tatu de Gameleira de baixo ( remanescentes tapuias) ; IDEMA ( reservas florestais ) ; Fundação José Augusto.
Pauta – debate sobre os territórios étnicos potiguares e o empoderamento da história potiguar. Encontro dos povos tradicionais do Rio Grande do Norte.
Ação: exposição do artesanato indígena – Revitalizar no quilombo os fazeres culturais
Objetivo: Levar aos quilombolas de Gameleira a autonomia cultural e a consciência das reservas florestais do território de São Tomé. Dialogar com outras comunidades a identidade dos povos potiguares.
Apresentação Cultural: dança do Tore










Nenhum comentário:

Postar um comentário