Coopmed suspende procedimentos

 A Cooperativa Médica do Rio Grande do Norte suspende a partir de hoje o atendimento em sete hospitais privados ou filantrópicos que também atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Todos os procedimentos marcados com antecedência não serão mais realizados, a menos que a Prefeitura de Natal e o Estado do Rio Grande do Norte paguem uma dívida de R$ 5 milhões. adriano abreu

 Segundo o presidente da cooperativa, Marcelo Cascudo, esse valor se refere a três meses de serviços prestados: janeiro, fevereiro e março. Para os meses de abril e maio, os trâmites para o reconhecimento do serviço ainda está em andamento. Por mês, os médicos dessa entidade realizam cerca de 2.500 procedimentos entre cirurgias marcadas, atendimentos de urgência, emergência e, menor medida, ambulatoriais. A partir de hoje serão paralisados somente procedimentos eletivos, como cirurgias oncológicas (relacionadas ao combate ao câncer), ortopédicas (nos ossos), cardíacas, pediátricas, hemodinâmicas (relacionada a veias e artérias) e otorrinolaringológicas (relacionadas a ouvidos, nariz e garganta). 

 Esses atendimento de média e alta complexidade ocorrem nos hospitais da Liga Norte¬Rio-Grandense Contra o Câncer, Natal Hospital Center, Incor Promater, Paulo Rangel, Hospital do Coração, Varela Santiago e Memorial. “É lamentável. Como fica o paciente de cirurgia ortopédica programada? Se isso persistir durante 30 dias vai ser um desastre para a população”, declarou Marcelo Cascudo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário