SÃO TOMÉ: GESTÃO MUNICIPAL INTENSIFICA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS SERVIDORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO

PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO E CERTIFICAÇÃO DE DIRETORES ESCOLARES:

O Prefeito Municipal Gutemberg Pereira da Rocha e o Secretário Municipal de Educação e Desportos Lenilson Dantas de Oliveira, firmaram adesão ao PNFCDE com o objetivo de promover o desenvolvimento profissional, a certificação e a seleção qualificada de diretores escolares e/ou candidatos à direção escolar em consonância com a Meta 19 e estratégia 19.8 do Plano Municipal de Educação, Lei nº 1.125 de 16 de junho de 2016.

PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA ESCOLA DA TERRA:

Esse Programa é uma das ações do Programa Nacional de Educação do Campo – PRONACAMPO, por meio da qual o Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão – SECADI/MEC e em regime de colaboração com o Município de São Tomé, através da Secretaria Municipal de Educação e Desportos, reafirma o compromisso de ampliar e qualificar a oferta de educação básica para às populações do campo. Um de seus objetivos é promover a formação continuada dos nossos professores que atuam nas escolas do campo com turmas multisseriadas ou na comunidade quilombola de Gameleira.
De São Tomé, 13 professores estão participando dessa formação continuada na UFRN em Natal, acompanhados da tutora do Município Adriana de Souza Leão Fernandes Pereira.

PROGRAMA FORMAÇÃO PELA ESCOLA:

O Prefeito Gutemberg Pereira, preocupado com a formação continuada dos profissionais da educação do município de São Tomé, renovou adesão ao Programa Nacional de Formação Continuada a Distância nas Ações do FNDE – Formação pela Escola – que é organizado em cursos modulares de 40h cada e compõe-se de: um curso de competências básicas, com a temática “FNDE e o apoio às políticas públicas para a educação básica”, pré-requisito para os outros oito cursos modulares (PDDE, PTE, Pli, PNAE, FUNDEB, Prestação de Contas, Controle Social e SIOPE).
A Secretaria Municipal de Educação e Desportos já formou a primeira turma para esse primeiro semestre com 25 participantes, sendo o curso coordenado no município, pela tutora Profª Maria Nilda Bezerra Santos.

PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA

Prefeito Gutemberg também já aderiu ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, com o intuito de oferecer formação para os nossos professores, com foco na aprendizagem do aluno do 1º ao 3º ano do EF e dos alunos com alfabetização incompleta e letramento insuficiente.
A principal inovação no Programa neste ano de 2016 é o fortalecimento das estrutura local da gestão do programa de apoio à alfabetização e ao letramento.
As estratégias de monitoramento e acompanhamento das ações do programa serão delineadas em um Plano de Gestão a ser formulado pelo município e aprovado no âmbito do Comitê Gestor. Já as Instituições Públicas de Ensino Superior permanecerão responsáveis pela coordenação e realização das atividades formativas de orientadores de estudo, professores alfabetizadores, além dos coordenadores.

PREFEITO GUTEMBERG PEREIRA ASSINA ADESÃO AO COMPROMISSO DE EXTENSÃO DA JORNADA ESCOLAR EM ESCOLAS PRIORITÁRIAS DO MUNICÍPIO DE SÃO TOMÉ.

O Município de São Tomé, representado pelo seu prefeito Gutemberg Pereira da Rocha, firmou um termo de adesão ao compromisso de extensão da jornada escolar nas Escolas Municipais: Monsenhor Manoel Pereira da Costa, José Euzébio Fernandes Bezerra e Dr. José Aribaldo de Carvalho.
Com isso, o prefeito Gutemberg pretende assegurar a elevação dos níveis de alfabetização e letramento no ensino fundamental, a partir do fortalecimento do Programa Mais Educação – Escolas prioritárias, oferecendo a oferta de educação básica em tempo integral nestas escolas da rede municipal de ensino, através de atividades relacionadas à experimentação e investigação científica; cultura e artes; esporte e lazer; cultura digital; educação econômica; comunicação e uso de mídias; meio ambiente; direitos humanos; práticas de prevenção aos agravos à saúde; promoção da saúde e da alimentação saudável; entre outras atividades.
O gestor aguarda apenas a assistência técnica e financeira do Ministério da Educação para iniciar a ampliação da jornada escolar diária no município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário