SERÁ NESTE SÁBADO (30) O “DIA D” DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE H1 N1 EM SÃO TOMÉ, RN

 A Secretaria de Saúde de São Tomé informa que a campanha nacional de imunização contra Influenza, conforme calendário do Ministério da Saúde, está marcada para este sábado (30), nas Unidades de Saúde das 8 às 16 horas e feira livre coberta, das 8 às 12 horas.

 A imunização para H1N1 está indicada para os seguintes grupos: crianças a partir de 6 meses à menores de 5 anos; gestantes e puérperas; idosos acima de 60 anos e doentes crônicos com atestado médico; profissionais de saúde, e população indígena.
“Todos dentro dos grupos de risco e que estejam interessados em receber a vacina no Dia D, sábado dia 30 de abril, serão atendidos normalmente nas Unidades Básicas de Saúde”, explica Gildneya, coordenadora do ESF .

>>>CONHEÇA UM POUCO A DOENÇA

 A influenza, normalmente conhecida como gripe, é uma doença grave que causa danos à saúde das pessoas há muitos séculos. Existem três tipos de vírus influenza: A, B e C. Os vírus A e B apresentam maior importância clínica. Estima-se que, em média, o tipo A causa 75% das infecções, mas em algumas temporadas, ocorre predomínio do tipo B. Os tipos A e B sofrem frequentes mutações e são responsáveis pelas epidemias sazonais e, também, por doenças respiratórias com duração de quatro a seis semanas. Em geral, essas são associadas ao aumento das taxas de hospitalização e de mortes por pneumonia, especialmente em pacientes que apresentam doenças crônicas e fatores de risco. O vírus C raramente causa doença grave.


Nenhum comentário:

Postar um comentário