MUNICÍPIO DE SÃO TOMÉ ADERE AO NOVO CICLO DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA

 A adesão ao novo ciclo do Programa foi assinada nesta segunda feira, 11, pelo prefeito Gutemberg Pereira e pelo Secretário Municipal de Educação, Lenilson Dantas. O Município de São Tomé, através da Secretaria Municipal de Educação aderiu oficialmente, ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC).

 O pacto tem o objetivo de garantir a alfabetização das crianças brasileiras até os oito anos de idade ao final do terceiro ano do ensino fundamental. O programa envolve aproximadamente oito milhões de estudantes nos três primeiros anos do ensino fundamental, distribuídos em 400 mil turmas de 108 mil escolas da rede pública do país. Através do termo de adesão, o município sela ainda o compromisso de reduzir os índices de alfabetização incompleta e a distorção idade-ano no ensino fundamental.

 Para o prefeito Gutemberg Pereira, “com o Pacto Pela Alfabetização na Idade Certa, os municípios recebem qualificação para exercer um papel essencial na garantia dos direitos das crianças quanto ao acesso, permanência, aprendizagem e conclusão da educação escolar na idade certa”. O programa vai promover a formação dos coordenadores, dos orientadores e dos professores, além da concessão de bolsa de apoio para incentivar a participação dos profissionais, no valor de 200 (duzentos reais).

 O Secretario Municipal de Educação afirma: “Todas as crianças têm condições de aprender e esse resultado depende de muito trabalho e compromisso, dedicação, cuidado, carinho e investimentos dos governos, das escolas, dos professores e a mobilização vigilante da família e de toda a sociedade”.

 O PNAIC aqui em São Tomé, contempla cerca de 20 professores que atuam do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental, beneficiando em média 200 (duzentos) alunos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário