Em São Tomé a Secretaria Municipal de Saúde iniciou nesta quarta-feira o segundo ciclo de borrifação de inseticida no fumacê por toda a cidade. A aplicação do inseticida faz parte do plano de contingência, cronograma definido pela secretaria e coordenação de endemias em razão do aumento nos números das viroses na cidade.
O coordenador de Combate às Endemias, Stênio Alves, solicita que os moradores colaborem com os agentes abrindo portas e janelas ente as 16 e 19 horas, e pela manhã das 5 às 8 horas para que o inseticida se espalhe pelo interior das casas. Além disso, as pessoas devem estar atentas a depósitos de água sem cobertura, vasos de plantas, utensílios domésticos e embalagens vazias em quintais que possam acumular água, principalmente da chuva. “O MAIS IMPORTANTE É QUE JÁ É NOTÁVEL A DIMINUIÇÃO DO NUMERO DE PESSOAS AFETADAS PELAS VIROSES NA CIDADE”, diz o coordenador.
Em cerca de 80% dos casos as larvas do mosquito estão em tanques, caixas d’água e depósitos de água, ou seja, no interior das residências, e apenas em 2,5% dos casos os vetores são encontrados no lixo ou depósitos de lixo de acordo o Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa). As ações de combate a dengue no município continuam e não podem parar, é uma guerra que somente juntos venceremos.
DENGUE É POSSÍVEL VENCER.
Nenhum comentário:
Postar um comentário