SÃO TOMÉ: PREFEITURA RECUPERA DESSALINIZADOR PARA AUMENTAR OFERTA DE ÁGUA

  O Secretário de Obras Sebastião Jardel, com apoio do Prefeito, visita a Comunidade do Ingá de Santa Luzia, uma das maiores comunidades da zona rural para providenciar o concerto das bombas de alta pressão para distribuição de água instalada nessa comunidade e que atende cerca de 60 famílias.
  No município de são Tomé existe 07( sete) dessalinizadores: 2 no Ingá de Santa Luzia, 1 no Espinheiro, 1 na Roça, 1 na Barrentas, 1 na Gameleira e 1 em Salgadinho. Cada novo aparelho tem um custo que varia de R$ 40 mil a R$ 80 mil, dependendo da vazão de água. Esse programa tem o objetivo de promover o acesso à água de qualidade, o governo instala e entrega para a comunidade gerenciar, mas nem sempre a comunidade tem condições de garantir sua manutenção e concerto.
 Sem o dessalinizador, é preciso comprar água para consumo e também para beber. “ A gente descobre um santo para cobrir outro”, diz morador do Ingá. 
  A cada hora de funcionamento a máquina elimina o sal em até mil litros de água, mas as membranas que separam o sal da água exigem manutenção constante. Hoje, o custo da dessalinização é cinco vezes maior que o da produção de água tratada, e sem falar que as bombas quebram, queimam e todos sofrem. O prefeito Gutemberg tem feito um esforço grande para ajudar a manter funcionando esse dessalinizadores, pois reconhece a importância deles nas comunidades que sofrem com problema de falta de água, principalmente nesses últimos anos de seca.





Nenhum comentário:

Postar um comentário