Dia 17 de junho a partir das 8:00 no Hospital Rita Leonor de Medeiros, a população de São Tomé contará com um mutirão para diagnóstico e tratamento do Glaucoma, uma doença ocular que corresponde à segunda causa de cegueira no mundo, conforme dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).
A iniciativa do atendimento oftalmológico gratuito à população é da Secretaria Municipal de Saúde de São Tomé e do Ministério da Saúde, através do Sistema Único de Saúde (SUS), em parceria com a OFTALMED Hospital de Olhos, responsável pelo atendimento médico à população, com total apoio do prefeito Gutemberg Pereira.
Os pacientes serão examinados por uma equipe médica qualificada, submetidos aos exames para diagnosticar o Glaucoma e nos casos confirmados haverá a distribuição de colírios para o tratamento durante toda a vida do paciente. Os pacientes serão cadastrados no (SUS) e, portanto, a consulta, os exames e os colírios a serem fornecidos serão gratuitos.
Compõem o público alvo desse mutirão pessoas acima de 40 anos, que possuam ou não histórico de doenças oculares.
Segundo o secretário de saúde do município, Eriverto Rocha, é de grande relevância a divulgação desse atendimento médico oftalmológico gratuito à população. “O Glaucoma é uma doença silenciosa e que leva à cegueira. O portador não sente dores, vermelhidão ou coceira nos olhos. Apenas perde a visão gradativamente e quanto mais cedo for diagnosticado, maior a eficácia do tratamento”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário