Basta entrar nas escolas e já percebe-se o cuidado e o zelo com que elas foram preparadas para atrair sua principal clientela, a criança. As escolas se revestiram de criatividade e muitas cores, atraindo atenção e olhares curiosos e atentos da meninada que chegaram com vontade de aprender. Os profissionais se organizaram em oficinas e produziram materiais pedagógicos que estão por toda parte, educando e dialogando com os saberes.
A SEMED (Secretaria Municipal de Educação e Desportos), da Prefeitura de São Tomé, planejou desde a semana pedagógica ate as confraternizações de fim de ano um projeto voltado para melhoria na qualidade do ensino e consequentemente melhoria do IDEB, que vem há anos com índices baixíssimos.
A secretaria é uma das maiores e mais complexas da administração pública, hoje conta com mais de 250 ( duzentos e cinquenta) profissionais entre efetivos e contratados e entres estes: secretária, coordenadores, professores, auxiliares, monitores, merendeiras, ASG... Todos empenhados num objetivo em comum, ordenado pelo prefeito municipal Gutemberg Pereira “ MELHORAR A EDUCAÇÃO EM SÃO TOMÉ”.
Para o início das aulas na rede pública municipal, professores receberam camisetas e kit com mochilas, materiais didáticos e garrafinhas para água entre outros. Escolas foram reformadas, pintadas e organizadas para receber os alunos, ônibus receberam manutenção com apoio da secretaria de obras, motoristas foram capacitados e merenda providenciada, apesar dos repasses da merenda e transporte escolar do Governo Federal, estarem atrasados 03 meses desde o ano passado, o prefeito tem estado presente em reuniões, passeado pelas escolas e secretarias e com muito esforço garantido merenda desde o início do ano.
A prefeitura atende os alunos da Reme (Rede Municipal de Ensino) e através do convênio PETERN, também atende os estudantes da rede estadual com transporte escolar. Tem garantido o transporte também dos universitários, mesmo não sendo de sua obrigação com uma frota hoje de 11 amarelinhos e 07 transportes licitados. Além dos ônibus tem o PATES( PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA AO TRANSPORTE ESCOLAR DE ALUNOS DAS SERRAS), do qual fornece recursos para alunos onde o ônibus não tem acesso..
A educação de São Tomé, conta também com a parceria do MAIS EDUCAÇÃO, EDUCAÇÃO MAIS ESPORTE, PSE( PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA) COM O KARATÊ, COM REFORÇO ESCOLAR E SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS, COM O PROGRAMA NUTISUS, E ESSE ANO TEREMOS CURSINHO PREPARATÓRIO PARA ENEM E IFRN.
O lema desse ano é “O DESAFIO DE EDUCAR E CONVIVER COM AS DIFERENÇAS”, “TODOS JUNTOS POR UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário