MAIS UM PACOTE DE MALDADES DO PT: VETO DE DILMA GERA PREJUÍZO E DESEMPREGO DE MILHARES DE PESSOAS NO NORDESTE

  Os nordestinos que votaram maciçamente em Dilma Rousseff já estão preparados para ter R$ 19 bilhões de prejuízo e perder 153 mil empregos?
  A presidente vetou dois artigos da Medida Provisória nº 656 que estendiam até 2042 a vigência de acordo entre a Chesf (Companhia Hidro Elétrica do São Francisco), subsidiária da Eletrobras, e indústrias eletrointensivas do Nordeste. Com a decisão, os contratos continuam valendo apenas até 30 de junho deste ano. Pelo acordo em vigor a Chesf fornece energia para essas indústrias a um custo abaixo do mercado, num preço aproximado de 100 reais por megawatt-hora (MWh). Entre as empresas favorecidas com esse contrato especial estão Vale, Braskem e Gerdau.
  O veto gera uma reação em cadeia de prejuízos para as indústrias nordestinas. A previsão é de que o custo da energia ficará até quase quatro vezes maior, causando uma perda de R$ 16 bilhões na produção, além do fechamento de 8 mil postos de empregos diretos e 145 mil indiretos. Os casos mais delicados envolvem fábricas instaladas nos estados da Bahia, de Pernambuco e Alagoas. O efeito cascata será inevitável em outras áreas, inclusive com aumento no preço dos imóveis, com informa a capa do Diário de Pernambuco desta sexta-feira (23).




Nenhum comentário:

Postar um comentário