REPORTAGEM ESPECIAL: “SOPÃO SOLIDÁRIO”

  O Sopão Solidário, mas popularmente conhecido como “Projeto Sopão”, teve seu início em Janeiro de 2014. O projeto contempla 250 famílias, em um total de 1.100 pessoas beneficiadas, sendo, portanto, um projeto de inclusão social e alimentar.     O projeto teve apoio do governo estadual e utilizou-se como critério de escolha, as famílias em vulnerabilidade social com cadastro no programa Bolsa Família do governo federal. A secretária de Ação Social, Marliane Kalina, foi mais além: Esclareceu que, o número de famílias cadastradas no Bolsa Família é maior do que o número de vagas para o Sopão. Portanto, tivemos que encontrar critérios próprios para selecionar qual família ia ser contemplada pelo projeto. Para isso, utilizamos, “como critério”, o número de membros na família. As famílias com maior número foram contempladas. Cada família, recebe o número de conchas igual ao número de membros na casa. Exemplo: Uma família com 8 membros recebe oito conchas e tem o pão que também acompanha.

    O blog resolveu se dirigir até o local de entrega do sopão para entrevistar alguns beneficiados. Encontrou dona Maria de Fátima Maximino, 55 anos, com 8 membros na sua família. 
    Ela achou muito bom o projeto e aprovou com nota 10; disse que a sopa é muito saborosa. Outra entrevistada foi dona Josefa Maria da conceição, 57 anos, 5 membros na família e também aprovou com a mesma nota. 
    Já Maria Gorete da Silva, 41 anos, 4 membros na família, gosta da qualidade e deu nota 8. Segundo ela, a quantidade de carne na sopa poderia aumentar, embora esteja muito boa a qualidade.

    A Secretária de Ação Social disse reconhecer a importância que o projeto representa para as famílias em vulnerabilidade social e que, tal projeto, só teve sua aprovação por conta de uma luta fervorosa do gestor Gutemberg Pereira da Rocha. Relembrou que este projeto foi o único no Rio Grande Norte a ser aprovado. Mas também esclareceu que ele tem tempo definido. Sua duração é de 5 meses.








 JUNTO COM SOPA É SERVIDO TAMBÉM PÃO PARA OS BENEFICIÁRIOS !







Nenhum comentário:

Postar um comentário