MORRE O GUARDIÃO DO AÇUDE DO PINGA

  Este blogueiro recebeu hoje, “com profunda tristeza”, a notícia do falecimento do senhor QUINCA CANÁRIO. O fato ocorreu hoje (06/01) na cidade de Cerro Corá. O blog teve a feliz oportunidade de conhecer e entrevistá-lo na ilha que fica localizada no meio do açude do Pinga (Rio Potengi). Naquela oportunidade, o blog esteve na região para fazer uma reportagem sobre a ponte da estrada da produção, e deu uma passadinha para conhecer o anfitrião daquele belíssimo lugar que de fato é um verdadeiro paraíso.

  Quinca Canário (popularmente conhecido como Sargento Canário), nos recebeu com atenção e respeito. Nos proporcionou um momento de alegria, de prazer e deu uma verdadeira aula de educação, conhecimento, tranquilidade e amor. Depois de conversamos por alguns minutos, parecia que nos conhecíamos há anos. Por este motivo, este blogueiro ficou profundamente triste com o seu falecimento, e aquele lugar, “belíssimo por sua paisagem natural” perdeu o seu último guardião.

Veja a matéria completa realizado pelo blog. 



  A equipe do Blog esteve na ponte do Pinga. Aproveitou a ida para entrevistar um “velho guardião do açude”. O açude do Pinga foi uma obra realizada no governo do General João Batista Figueiredo, o último governo militar do Brasil. Foi inaugurado em março de 1983 quando José Agripino Maia era governador do estado. O açude, construído para amenizar o impacto da seca, tinha o objetivo de abastecer a cidade de Cerro Corá, coisa que acontece até hoje. O pinga tem capacidade para acumular até 4.000.000 m3. 

 Acontece que emerge sobre as águas tranquilas do Pinga, no plano sudoeste, um monte que forma uma belíssima ilha (quando o açude armazena mais de 50% do seu volume). Dessa “ilha” é possível vislumbrar toda extensão do pinga, em um belíssimo visual que mais parece um mirante, onde tudo se conflui em um contrastante cenário formado pelas belezas naturais, tais como: Serras, vegetação, céu e água. É nessa ilha paradisíaca, onde reside, há 25 anos, o “Guardião da Ilha”, o senhor Joaquim Canário de Brito, popularmente conhecido por Sargento Canário. 

  Ele conta que construiu sua casa, na ilha do pinga, depois que se tornou sargento da reserva do exército. Com 78 anos, ele disse que leva uma vida solitária.




Nenhum comentário:

Postar um comentário