PREFEITURA PROMOVE EVENTO EM HOMENAGEM AO DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA

No município de São Tomé, temos uma comunidade quilombola já registrada no sítio Gameleira e agora a gestão com o apoio do prefeito Gutemberg, da primeira dama Marly, do historiador Lenilson Dantas e da COEPPIR ( COORDENADORIA DE POLÍTICAS DE PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL) e demais secretários, estão lutando para registrar outras comunidades Quilombolas e indígenas de São Tomé.
O dia nacional da consciência negra foi instituído no ano de 2003, pelo projeto de lei 10.639. A partir deste ano, é comemorado em 20 de novembro, como uma homenagem a Zumbi, líder do Quilombo de Palmares. Este era o nome do local de refúgio de escravos (maioria afrodescendentes) mais conhecido pela grande resistência à escravidão, durante o período colonial do Brasil.
A Prefeitura Municipal de São Tomé, promoveu várias ações durante todo o ano na zona rural e intensificou as ações no mês de novembro na comunidade quilombola, no inicio do mês aconteceu a AÇÃO GLOBAL, e no dia 20 de novembro, onde se comemora O DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA, o evento foi de palestras e discussão sobre programas e projetos que beneficiarão todo o povo da comunidade. “O objetivo é o de despertar ainda mais a consciência deles próprios e a nossa para a diversidade cultural”, explica a secretária de educação Veronilda Basílio.
No final foram entregues cestas básicas e o prefeito esclarece a importância desta data para o Brasil e para São Tomé: “conhecer  a historia do negro e valorizar sua contribuição cultural não só diz respeito somente a ele, mas a todos nós brasileiros e brasileiras, frutos de uma sociedade multicultural, não importa a cor, importa a alma humana, o respeito e o amor”.










Nenhum comentário:

Postar um comentário