Em São Tomé aconteceu esta semana a aula inaugural do PNAIC 2015 - Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. O evento contou com a presença da Secretária de Educação Veronilda da Conceição Basílio. Trata-se de encontros para a formação e aperfeiçoamento de professores alfabetizadores que visam refletir sobre o currículo nos anos iniciais do Ensino Fundamental, definir os direitos de aprendizagem e desenvolvimento nas áreas da leitura, escrita e matemática, e promover instrumentos eficazes de avaliação, considerando a inclusão de crianças com necessidades educacionais especiais. .
No âmbito do Pacto, a Formação Continuada de Professores Alfabetizadores desenvolve-se a partir de um processo de formação entre pares, em um curso presencial. Em 2013, os professores participaram de um curso com carga horária de 160 horas, objetivando, sobretudo, a articulação entre diferentes componentes curriculares, com ênfase em Linguagem. Já em 2014 a duração do curso foi de 120 horas, objetivando aprofundamento e ampliação de temas tratados em 2013, contemplando também o foco na articulação entre diferentes componentes curriculares, mas com ênfase em Matemática. Em 2015, o conteúdo abordado abrange as áreas do currículo da Educação Básica em âmbito nacional, totalizando 80 horas de formação.
Em São Tomé o programa é coordenado pela secretaria e desempenha a função de orientador de estudo o supervisor Enilson. Os encontros acontecerão na Escola José Euzébio com início às 19h00.
Nenhum comentário:
Postar um comentário