O período de férias encerrou. As aulas iniciarão amanhã na rede municipal de ensino. O blog resolveu procurar a Secretária de Educação e Desporto, Veronilda Basílio, para saber se existe alguma novidade neste retorno.
A Secretária recebeu muito bem este blogueiro e abordou frontalmente o principal problema na volta as aulas.
Veja a entrevista.
1) Secretária Veronilda Basílio, alguma mudança na volta às aulas?
Resposta - Sim. Uma grande mudança. Especialmente no transporte escolar. Por determinação do Ministério Público não podemos mais transportar os nossos alunos em veículo aberto (Pau de Arara).
2) Existe alguma penalidade imposta pelo Ministério Público caso haja descumprimento da determinação?
Resposta - Existe sim. O Ministério Público multará, de forma pesada, as pessoas do Prefeito e da Secretária de Educação (pessoas físicas). A multa reside em pena pecuniária por dia, caso seja descumprida a determinação. Então não podemos transportar em Pau de Arara.
3) Mas por que o Ministério Público tomou esta decisão?
Resposta - O pensamento do Ministério Público está correto, pois considera o transporte aberto não muito seguro. O gestor Gutemberg tentou de todas as formas cumprir a determinação imposta pelo Ministério Público. Para isso, abriu-se licitação por duas vezes, mas não houve comparecimento. Voltou ao Ministério Público e informou. A equipe Técnica da Secretaria de Educação, por determinação desta secretária, inseriu onze ônibus amarelinho no PAR (Plano de Ações Articuladas) e eles chegarão. Mas leva tempo para estes veículos estarem a disposição do município. Portanto, mesmo com toda vontade do gestor Gutemberg, não temos como cumprir de imediato esta determinação, pois não podemos fazer surgir do nada onze ônibus para o transporte escolar.
4) As aulas iniciam amanhã. E agora?
Resposta - Bom, o calendário do período letivo será mantido. Mas o transporte “Pau de Arara” não vai funcionar. A não ser se o Ministério Público venha a liberar. Estamos no aguardo.
5) E as crianças ficarão sem aula?
Resposta - Criou-se esse impasse. A gestão já fez tudo que estava ao seu alcance. Agora a decisão é do Ministério Público. Por enquanto o transporte está suspenso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário