SÃO TOMÉ: AULA INAUGURAL DO PRONATEC

   Ocorreu, no CCI, a aula inaugural do PRONATEC (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego). O prefeito, Gutemberg Pereira da Rocha, teve um momento de alegria e emoção ao reencontrar, depois de tantos anos, um de seus professores (João Inácio) da Escola Agrícola de Jundiaí. O professor esteve presente na aula inaugural na condição de coordenador geral. A secretária de Ação Social, Marliane Kalina, esteve presente e abriu a sessão de discursos. Ela disse que tais cursos são de importância ímpar para o município na preparação de mão de obra, pois é com atitudes dessa natureza que ajuda a tirar o cidadão da linha de pobreza, pois o oferece a vara para pescar, em vez de "dar o peixe".
    O prefeito, durante seu discurso, ainda chegou a se emocionar, pois lembrou-se da época em que estudava na Escola Agrícola de Jundiaí, em um momento que marcou sua vida, pois, sua ida, para aquela escola, aconteceu logo após o falecimento do seu pai. Ele relembrou os momentos difíceis que passou, mas que serviram como ensinamento para a vida. Os cursos são em número de 5 e ofertam um total de 115 vagas, com direito a uma bolsa de R$ 300,00 (trezentos reais). O prefeito, ainda pediu mais cursos ao coordenador geral, seu ex-professor. O ex-professor atendeu a solicitação e disse que ele podia contar com mais 10 cursos para São Tomé. O professor João Inácio, em seu discurso, lembrou que agora os alunos pertencem a uma instituição reconhecida nacionalmente, pois os certificados são emitidos pela UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte).
   Os alunos, com largos sorrisos, mostravam, ao mesmo tempo, alegria, ansiedade e expectativa, pois sentiram também o peso da responsabilidade. No final, os jovens compreenderam o esforço do atual gestor em trazer estes cursos como ferramenta de formação de mão de obra e garantir a inserção no mercado de trabalho.











Nenhum comentário:

Postar um comentário