Femurn promove nova mobilização em defesa dos municípios

   A Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (FEMURN) promoveu nesta sexta-feira, 11, na Assembleia Legislativa, a segunda edição do SOS Municípios, movimento contra a crise financeira que atinge as prefeituras, lançado pela entidade em outubro do ano passado. O encontro reuniu dezenas de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e secretários municipais, além de dirigentes de Associações Microrregionais de Municípios. Diversos detentores de mandatos eletivos, incluindo a governadora Rosalba Ciarlini e o presidente em exercício da Câmara dos Deputados, Fábio Faria (PSD), participaram do evento.
   Com o lema “Os municípios do Rio Grande do Norte pedem socorro!”, o encontro dos prefeitos fez parte de uma agenda nacional que incluiu o fechamento de portas das sedes das prefeituras e concentração de prefeitos nas capitais, coordenado pela Confederação Nacional dos Municípios juntamente com as Federações e Associações Estaduais de Municípios e Prefeitos.
  “Esse é um movimento contra a crise financeira que está sufocando as prefeituras e em favor da população que é a maior prejudicada pela atual situação vivenciada pelos municípios, fruto de uma relação desigual entre os entes federados”, afirmou o prefeito Benes Leocádio, presidente da FEMURN. “As prefeituras, sobretudo as pequenas, que são a grande maioria, estão pagando o preço da falta de revisão do Pacto Federativo, da falta de recursos para os municípios, da sobrecarga de responsabilidades e da redução de receitas”.
   O encontro dos prefeitos lotou o Salão de Eventos Deputado Álvaro Dias da Assembleia Legislativa, uma parceira da Femurn desde a criação e o lançamento, em 21 de outubro do ano passado, do Movimento SOS Municípios. Diversas autoridades e detentores de cargos públicos e eletivos compareceram para hipotecar apoio ao movimento em defesa dos municípios. O prefeito Gutemberg Pereira da Rocha participou do evento na Assembléia legislativa de Natal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário