SÃO TOMÉ ADERIU À OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA 2016 – ESCREVENDO O FUTURO COM SUCESSO

Professores e estudantes da rede municipal de ensino de São Tomé já podem se inscreve na 5ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa.

 Professores e estudantes da rede estadual de ensino do Tocantins já podem se inscreve na 5ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. A Secretaria Municipal de Educação, formalizou a adesão garantindo a participação das escolas no concurso de produção textual e à formação de docentes ofertadas pelo Programa Escrevendo o Futuro.

 "Os professores têm até o dia 30 de abril para fazerem as inscrições e desenvolverem as oficinas em sala de aula”, explica o secretário Lenilson. Dantas. A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro é um concurso de produção de textos para alunos e professores de escolas públicas brasileiras, do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. A experiência de produção de textos possibilita aos alunos a ampliação de suas competências na linguagem oral, na leitura e na escrita, além de aprofundar o olhar sobre o lugar onde vivem, aproximando a comunidade da escola.

 Podem ser inscritos trabalhos em quatro gêneros: poemas (para alunos de 5º e 6º anos do ensino fundamental), memórias literárias (para 7º e 8º anos), crônica (para 9º ano fundamental e 1º do ensino médio) e artigo de opinião (para os estudantes de 2º e 3º anos do ensino médio). A iniciativa também propõe para o professor de língua portuguesa uma formação que o auxilie na reflexão e compreensão da função social da escrita, fortalecendo o seu trabalho em sala de aula.
Neste ano, os primeiros 100 mil professores inscritos recebem um DVD com a Coleção da Olimpíada, material que apresenta a sequência didática para o ensino da escrita em quatro gêneros textuais.

 Para este ano, a Secretaria estará mobilizando os ´professores para que o número de participantes seja bem significativo. "Essa participação é importante para que nossos estudantes tenham acesso ao mundo mágico da leitura e desenvolva aptidões da linguagem que serão necessárias ao longo de suas vidas em concursos e afins”. Diz o secretário.


Nenhum comentário:

Postar um comentário