MUNICÍPIOS RECEBERAM OBRIGAÇÕES, MAS NÃO CONDIÇÕES PARA ENFRENTAR O MOSQUITO

 Em meio à epidemia da dengue, febre chikungunya e zika vírus no Brasil, nos estados e municípios. O Estado do RN chama a atenção para o problema e já tem um numero considerável de casos notificados.

 O governo estadual corre contra o tempo para dar conta do atendimento em hospitais e encontrar maneiras mais eficientes de combater o mosquito Aedes aegypti.
Os Prefeitos do RN, dizem que a ajuda financeira aos municípios por parte do governo federal é a principal responsável pela ineficiência do combate ao mosquito, que é vetor das três enfermidades e outras não identificadas.

 "Na distribuição do SUS, o controle das larvas fica com a atenção primária e com os municípios. Mas a atenção primária representa 70% a 80% (do total do sistema) de saúde, e só 16% do orçamento da saúde fica com os municípios. Esse é o motivo pelo qual considera que a dengue nunca foi vencida.

 O MINISTÉRIO DEU A AÇÃO PARA OS MUNICÍPIOS, MAS NÃO DEU CONDIÇÃO PARA ELES EXECUTAREM. “SÓ É POSSÍVEL VENCER A DENGUE NO DIA EM QUE O GOVERNO FEDERAL DER CAPACIDADE DE GESTÃO E RECURSO PARA OS MUNICÍPIOS." Relata a FEMURN.

 O Ministério da Saúde está entre as pastas que passaram por cortes de gastos no processo de ajuste fiscal do governo federal, o que afeta os repasses aos municípios a cada dia que se passa.
Assim dia a dia a população esta sendo afetada pelas viroses com ene consequências, e os municípios sem recursos estão se VIRANDO com uma enorme situação de emergência e sem onde pedir ajuda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário