O Ministério da Fazenda confirmou que o pagamento da primeira parcela do adiantamento do 13º salário dos aposentados e pensionistas, no valor de 25% do benefício total, será creditado na folha de setembro. Conforme O DIA revelou ontem, a pasta havia informado na sexta-feira que essa era uma proposta que estava sendo encaminhada à presidenta Dilma Rousseff. Reunião em Brasília definiu a questão.
A segunda metade do adiantamento (25% do valor total do benefício) deverá acontecer na folha de outubro. O 13º engloba 28,2 milhões de benefícios. No adiantamento do benefício em duas parcelas, não há desconto de Imposto de Renda (IR). O desconto do Leão só é feito no pagamento da outra metade do benefício em dezembro, de acordo com a legislação.
Neste ano, devido à queda de arrecadação com o fraco desempenho da atividade na economia, o governo não conseguiu realizar a antecipação da primeira parcela do 13º salário dos aposentados na folha de agosto, que é paga no fim deste mês e início de setembro.
Na semana passada, o Sindicato Nacional dos Aposentados (Sindinapi) havia entrado com ação obrigando o governo a pagar o benefício.
O impacto para os cofres do governo com antecipação do 13º será de cerca de R$ 14,90 bilhões. no fim de setembro e início de outubro e o restante, também de aproximadamente R$ 7,95 bilhões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário