Hiperdia da equipe ESF 005 realizado na semana com a participação de famílias, técnicos e especialistas. A secretaria de Saúde, segundo o Ministério de saúde, vêm adotando várias estratégias e ações para reduzir o ônus das doenças cardiovasculares na população de São Tomé, como as medidas anti-sedentarismo, as políticas de alimentação e nutrição e de promoção da saúde com ênfase na escola e as ações de atenção à hipertensão e ao diabetes com capacitação de profissionais e etc.
É importante registrar que a adoção da estratégia Saúde da Família como política prioritária de atenção básica, por sua conformação e processo de trabalho, compreende as condições mais favoráveis de acesso às medidas multissetoriais e integrais que a abordagem das doenças crônicas não transmissíveis (DCNT).
No Brasil, a hipertensão arterial e o diabetes são responsáveis, de longe, pela primeira causa de mortalidade e de hospitalizações, de amputações de membros inferiores e representa ainda 62,1% dos diagnósticos primários em pacientes com insuficiência renais crônicos submetidos à diálise.
Nenhum comentário:
Postar um comentário