SÃO TOMÉ: JUIZ DÁ DESPACHO EM PROCESSO ELEITORAL DO PREFEITO GUTEMBERG

     O juiz da comarca de São Tomé, Dr. Ivanaldo Bezerra Ferreira dos Santos, emitiu despacho sobre o processo de “CAPTAÇÃO ILÍCITA DE VOTOS”, que envolvia o prefeito Gutemberg Pereira da Rocha, o ex-vereador Eugênio Márcio de Araújo e Irinéia da Silva Medeiros. O processo foi impetrado ainda em 2012, quando a campanha alcançava seu momento de definição. O ministério público, naquele momento, ainda chegou a pedir a cassação do registro de candidatura da chapa encabeçada pelo atual gestor Gutemberg.
   O blog, para poupar os internautas, colocará apenas trechos importantes da sentença, uma vez que na íntegra ficaria cansativo ler.

Sentença:

Trechos lavrados por Dr. Ivanaldo Bezerra,

- Verifica-se que a prova dos fatos é exclusivamente testemunhal. 

- As testemunhas ouvidas em juízo não foram capazes de confirmar a materialidade e autoria dos réus.

- Os depoimentos das demais testemunhas, também são frágeis e insuficientes para ensejar um decreto condenatório.

- Algumas testemunhas inquiridas em juízo, por outro lado, alegaram que souberam dos fatos narrados apenas por ouvir dizer (ou seja, por meio de outra testemunha), mas que não presenciaram os fatos ...

- Não houve registro dos fatos através de fotos ou gravações de áudio ou vídeo, assim como não há nos autos qualquer prova documental no tocante a compra de votos...

- Ante o exposto, julgo improcedente o pedido formulado na inicial, por insuficiência de provas.

     O blog procurou os três envolvidos no processo em suas residências, Gutemberg, Eugênio e Irinéia. Mas encontrou apenas Eugênio e Irinéia, pois o prefeito estava a caminho de Natal.

O blog perguntou a Irinéia como ela recebeu a sentença do juiz e o sentimento em relação a tudo isso.

Resposta de Irinéia:

   Me sinto aliviada. Pois, nunca tive dúvida que a justiça seria feita, porque fiz uma campanha coerente e nunca distribuí água as custas troca de voto. O juiz fez um despacho certo como um grande entendedor do direito. Aos meus acusadores “o meu perdão” – ao falar isso, Irinéia teve sua voz embargada pela emoção e uma lágrima banhou seu rosto.

O blog também procurou Eugênio Marcio e o localizou em sua residência. O blog fez a mesma pergunta.

Resposta de Eugênio Marcio:

    Ele ainda não sabia da decisão e o blog foi portador da boa notícia. Eugênio estava em sua residência na área ao lado de sua mãe, dona Santa com é conhecida. Ela ainda quis se emocionar com a notícia, mas Eugênio, experiente como uma raposa felpuda, tratou de brincar com dona Santa para espantar a desolação. Eu me sinto muito aliviado e não entendo como alguém tem tanta maldade no coração de inventar uma acusação leviana como esta (referindo-se a troca de água por voto).
    Nunca distribuí nenhuma gota de água em troca de voto e não faria isso porque é brincar com a sede do povo. Sede e fome não tem partido – exclamou Eugênio num tom emotivo e irritado – ele ainda retrucou dizendo que pode ter muitos defeitos, mas este de brincar com o sentimento do povo não. No final, ele já apresentava-se risonho e tranqüilo e disse não guardar nenhuma mágoa dos acusadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário