A Lagoa do Bonfim é responsável pelo abastecimento de água potável de 30 municípios das regiões Agreste, Trairi e Potengi do Rio Grande do Norte, mas apesar de ter aumentado em mais de 70 centímetros o volume de água em relação a cota de abril deste ano - a mais baixa desde abril de 2011 -, o acúmulo de água ocorrido ao fim da temporada invernosa na Região Metropolitana de Natal (RMN) é inferior a quantidade de água a que chegou em agosto de 2011 e de 2012.
Com capacidade volumétrica de 84,27 milhões de metros cúbicos, a Lagoa de Bonfim está, hoje, com 64,59% do seu volume total ou R$ 54,43 milhões de m³, conforme levantamento da situação volumétrica feito na segunda-feira (26) pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos. No fim de agosto de 2012, Bonfim estava com 71% de sua capacidade.
A coordenadora estadual de Gestão de Recursos Hídricos, Joana D’Arc Freire de Medeiros, disse que a situação volumétrica da Lagoa do Bonfim, que está situada no município de Nísia Floresta, já não é tão preocupante quanto a de abril, quando o reservatório estava com 59,43% de sua capacidade. “A gente estava esperando o fim das chuvas, pois pode ser que que a lagoa continue recuperando o manancial”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário