PASSEIO CULTURAL – CAMINHOS DE SÃO TOMÉ

   Em comemoração aos 87 anos de Emancipação Política de São Tomé, foi oferecido, pela manhã, da quinta-feira (29), o Passeio Cultural Caminhos de São Tomé. O passeio saiu da Praça Antonio Assunção.  com destino ao Sítio Quixaba, onde foram visitados os Casarões e ruínas construídos no início do século XVIII com informações sobre as nossas origens; Ocupação e Povoamento; Origem e nome São Tomé. e terminou com uma caminhada pelos espaços históricos da Rua Ladislau Galvão fazendo um estudo sobre o período da fundação à Emancipação Política do município. O professor, historiador e escritor, Lenilson Dantas percorreu com o grupo fornecendo o conhecimento feito durante anos de pesquisa, ajudado pela primeira dama que também é pesquisadora do assunto e defensora da conservação do patrimônio hstórico. 

  Esse evento trata de um projeto da Prefeitura Municipal de São Tomé que tem o objetivo de valorizar o espaço do município, transformando-o em um lugar verdadeiro de ensino e aprendizagem, onde o olhar do estudante será incentivado a descobrir a história, a arte, a arquitetura e a geografia de São Tomé, para melhor apropriar-se do patrimônio que a ele e a todos pertence, e assim podermos ampliar e abrir as portas para o PROJETO TRILHAS DE FUTURO, um projeto de turismo que visa também alem de conservar nosso patrimônio, gerar emprego e renda para o município, castigado pela seca e dificuldades financeiras.
Esse passeio histórico, também é um ponta Pé do PROJETO MUSEU MUNICIPAL, da qual a Lei foi aprovada recentemente, um Marco da Gestão do PREFEITO GUTEMBERG PEREIRA DA ROCHA.

  Quixaba início das nossas origens, primeiramente com os ÍNDIOS TAPUIAS e depois com a FAMÍLIA FURTADO. Visitamos a Casa de pedra de mais de 300 anos de idade do Capitão Jó Furtado de Mendonça e Menezes e do Coronel Ivo Abdias Furtado de Mendonça e Menezes, também visitamos o casarão do coronel Leôncio, terminamos passeando pela Rua Ladislau, onde temos uma inestimável riqueza arquitetônica. Documentos de um patrimônio histórico, arquitetônico, artístico e cultural de Grande importância registrados nos 87 anos de Emancipação e que certamente serão preservados de geração a geração.







Nenhum comentário:

Postar um comentário