Sertão de sete Estados registra chuva isolada, mas seca no NE é "irreversível", diz especialista

Moradores de municípios afetados pela seca no Nordeste se encheram de esperança com a chegada da chuva, que, segundo registros pluviométricos, cai desde a última segunda-feira (21) em várias regiões de pelo menos sete Estados nordestinos.

Segundo informações do Laboratório de Análise e Processamento de Imagens de Satélite (Lapis), da Universidade Federal de Alagoas, foram registradas chuvas em Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará.

Em alguns casos, como do município de Luís Gomes, no extremo oeste do sertão do Rio Grande do Norte, a chuva nos últimos dias atingiu 38 milímetros (equivalente a 38 litros por m²) e foi o suficiente para animar os agricultores, que já começaram a preparar a terra para o plantio de feijão e milho.Mas a alegria do sertanejo pode durar pouco, já que as precipitações foram consideradas isoladas e não devem permanecer nos próximos dias. “O período chuvoso no sertão --de fevereiro a maio— já acabou. O que ocorreu no semiárido foram chuvas isoladas, não resolvem o problema da seca hídrica, que já está confirmada. Ela não pode ser revertida, só ter os efeitos mitigados”, disse o coordenador do Lapis, Humberto Barbosa.

FONTE:UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário