APROXIMAÇÃO DA FAMÍLIA COM ESCOLA APOIA O ALUNO E TRANSFORMA EDUCAÇÃO E INCLUSÃO EM SÃO TOMÉ

 O Setor de Inclusão da SEMED realizou um encontro com os pais de alunos especiais da Escola Municipal Monsenhor Manoel Pereira da Costa nesta terça feira, com o objetivo de orientar os pais e fortalecer a parceria escola x família. O engajamento entre ambos deve focar na percepção de que parceria pode trazer bons resultados para o estudante especial.

 A família e a escola devem caminhar juntas para apoiar o desenvolvimento dos alunos especiais e inclusão dos mesmos na sociedade. Embora essa afirmação seja quase um consenso entre os profissionais da educação, a aproximação entre ambos os lados ainda é um desafio. Enquanto diretores e professores se queixam da falta de envolvimento da família na educação, pais ou responsáveis dizem não encontrar espaços de participação dentro da escola para essa temática.

 Para romper essas barreiras, aqui em São Tomé, há um investimento no diálogo e conhecimento, seja para acordar combinados, discutir o planejamento ou até mesmo criar estratégias efetivas de participação dos pais e envolvidos no desenvolvimento das necessidades específica de cada criança. “Não existe uma regra geral de como se aproximar das famílias, das crianças especiais e realizar a inclusão de forma plena e global, ainda há uma grande resistência para a inclusão, mas precisamos descobrir e caminhar junto com as famílias e profissionais e descobrir um jeito de fazer a diferença na vida dessas crianças e adolescentes”, defende a professora especialista Nilda Bezerra.




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