Prefeitos expõem situação econômica e pedem apoio ao Sinte-RN para reaver recursos

  A Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte promoveu reunião entre uma comissão de prefeitos e membros da Diretoria do Sinte/RN – Sindicato dos Trabalhadores de Educação Pública do RN -, com o objetivo de sensibilizar e garantir o apoio da entidade para que sejam viabilizados para os municípios recursos, e assim garantidos às conquistas do magistério do RN.

  Na reunião, que aconteceu na Sede da FEMURN, os prefeitos explicaram e expuseram aos Diretores presentes as inúmeras quedas de receitas sofridas no ano de 2015 e as reduções já presentes nos primeiros dias deste ano, que implicam em baixas recorrentes do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e consequentemente dos repasses do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Segundo levantamento apresentado ao Sinte, dos 167 municípios do RN, 163 receberam menos recursos para custar à educação nas cidades. Os prefeitos chamam atenção ainda para a previsão de declínio do valor estipulado para os repasses desse ano.

Um comentário:

  1. Apoio ao SINTE/RN? , realmente não estou entendendo o por que desse "apoio". Existe o FUNDEB, que gerencia toda essa valorização dos profissionais da educação. O FPM, todos sabem que o repasse sempre oscila em alguns meses do ano. O que aconteceu foi um plano de salário, irresponsável no que diz respeito as receitas (não estou dizendo que os profissionais não são merecedores não, de forma alguma), porém foram com sede demais no pote, e agora muitos precisam de águas de outros potes, que não são o deles. Irresponsabilidade de governos anteriores, que juntos com o apoio de políticos do sistema corrupto aceitaram todo apoio para chegar ao poder, e assim ficarem todos nessa situação. Inadimissível é, a retirada de recursos de outras secretarias (Ex: Secretaria da Saúde), para cobrirem essa irresponsabilidade social afetando outros setores que não tem culpa alguma. O partidarismo ferrenho dentro de muitos sindicatos (pelegos) ocasionou isso e muito mais. Este é o país que temos e esse ano, já estão todos bonzinhos e solucionadores de problemas enganando e sendo enganados também. Alerta: Precisamos de pessoas novas e compromissadas para tentarmos reverter essa situação, e acima de tudo honestas consigo mesma, só assim teremos uma cidade melhor, um estado melhor, uma nação que todo brasileiro almeja.

    ResponderExcluir