NOVEMBRO AZUL: SECRETARIA DE SAÚDE E REDE FEMININA PROMOVE AÇÕES PARA A SAÚDE DO HOMEM

  A Campanha do Novembro Azul tem o intuito principal de alertar os homens sobre o Câncer de Próstata, mas a Secretaria de Saúde de São Tomé também realiza ação para alertar e prevenir outras doenças como: hipertensão, diabete, obesidade, tabagismo, entre outros que causam malefícios a saúde e bem esta do homem.

  No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Em valores absolutos, é o sexto tipo mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, representando cerca de 10% do total de cânceres. Sua taxa de incidência é cerca de seis vezes maior nos países desenvolvidos em comparação aos países em desenvolvimento. A estimativa de novos casos ultrapassa os 68 mil para este ano. Esses valores correspondem a um risco estimado de 70,42 casos novos a cada 100 mil homens. O número de mortes pelo câncer de próstata deve ultrapassar os 13 mil. 

  Por isso, durante essa semana a Secretaria em parceria com a Rede Feminina realizarão ações em prol da saúde dos homens de São Tomé que vão dos atendimentos nos ESFs (Estratégia Saúde da Família) com os profissionais médicos, enfermeiros, dentistas, fisioterapeutas, psicólogos, dentre outros, além de disponibilizar aferição de pressão arterial, teste de glicemia e orientações para educação em saúde e material educativo. Além disso, serão disponibilizados exames que se fizerem necessário, após a avaliação médica. Teremos também O DIA H DO HOMEM E UM TORNEIO DE FUTSAL NOVEMBRO AZUL, que encerrará as ações desse mês. 

  Gildneia, coordenadora da Atenção Básica, disse que essas ações objetivam incentivar a classe masculina a cuidar da própria saúde. “O homem não gosta de ir ao médico, e às vezes quando procura já esta numa situação bastante delicada, por isso estamos trabalhando para divulgar a importância do auto cuidado para reverter essa situação, fazendo com que eles entendam que cuidar da saúde também é coisa de homem, e isso é necessário para termos mais qualidade de vida”, explica. 
  O prefeito Gutemberg acredita que aqui em São Tomé os homens têm deixado um pouco a vergonha e tem procurado ir mais ao médico. “Ações como essas são importantes para que esse tabu seja quebrado definitivamente”, disse o prefeito.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:

DIA 17/ 11 TUDO AZUL NO POSTO MANOEL GUEDES
DIA 18/ 11 O ABRAÇO AZUL NO POSTO BELA VISTA
DIA 19/ 11 PROSA AZUL NO NASF
DIA 20/ 11 DIA H DO HOMEM NO MANOEL GUEDES
DIA 28/11 TORNEIO FUTSAL NOVEMBRO AZUL

CONVIDE SEU PAI, AVÔ, TIOS, PRIMOS, IRMÃOS E SOBRINHOS, TODOS OS HOMENS SÃO BEM VINDOS AO NOVEMBRO AZUL DE SÃO TOME RN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário