SÃO TOMÉ: PARCERIA SAÚDE E EDUCAÇÃO TAMBÉM COM PREVENÇÃO

  O Programa Saúde na Escola (PSE) foi instituído no âmbito dos Ministérios da Educação e da Saúde pelo Decreto nº 6.286 de 5/12/2007 para consolidar a Política Nacional de Promoção da Saúde através de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde das Equipes de Saúde da Família (ESF) articuladas com a educação pública.
  O Programa tem como finalidade contribuir para a formação integral dos estudantes da rede pública da educação básica por meio de ações de prevenção, promoção e atenção à saúde.
O prefeito Gutemberg Pereira tem um olhar voltado para a prevenção e organiza, monitora e avalia junto aos secretários AÇÕES PREVENTIVAS EM TODAS AS ÁREAS DE SUA GESTÃO. “ É melhor prevenir do que remediar”. Diz o ditado popular. Entre as ações do PSE, durante o ano todo, destacamos: 
  • Avaliação das Condições de Saúde;
  • Promoção da Saúde e Prevenção;
  • Monitoramento da Avaliação da Saúde dos Estudantes;
  • Educação permanente e capacitação dos profissionais da educação e da saúde para o Programa Saúde na Escola;
  • Monitoramento e Avaliação do Programa Saúde na Escola.
   A Prevenção sempre será o melhor caminho, e são ações de prevenção que vem acontecendo em todos os âmbitos que marcam a gestão da Secretaria de Saúde entre outras que planejam juntas em uma grande parceria. Essa semana a Educadora Física Denise Silva realizou Ginástica Laboral com os professores e funcionários da Escola Municipal José Aribaldo, para que os mesmos pudessem iniciar o ano letivo de forma saudável e aprendendo a realizar alguns alongamentos que poderão dá continuidade durante todo o ano. Também, alguns profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), entre eles o fisioterapeuta Linné e a fonoaudióloga Rose Núbia, participaram da reunião com os professores, auxiliares, professores volantes, coordenadores, diretores e pais de alunos da sala multifuncional, onde foram discutidos vários assuntos a respeito da melhoria do trabalho com as crianças. Um trabalho que rende resultado positivo para todos da família são tomeense.





Nenhum comentário:

Postar um comentário